Provedor de Internet com presença em mais de 180 cidades de SP quer se tornar referência no setor até 2026, explica Gustavo de Paula Redondo, diretor de Gente, Gestão e ESG da companhia listada na B3
O ano de 2023 pode ser considerado um divisor de águas ESG para a Desktop (DESK3), provedora de internet banda larga com presença em mais de 180 cidades do interior e do litoral paulista. Foi quando a empresa, listada na B3, com mais de 28 anos de história, um milhão de clientes ativos e cerca de 4,5 mil funcionários definiu que pretende ser um modelo de sustentabilidade em seu ramo. Seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente a 2023, utilizando a metodologia GRI, acaba de ser lançado. O documento passará a ser publicado anualmente.
“A pauta ESG é muito estratégica para a companhia. Temos uma meta ousada. Até 2026, queremos nos tornar referência em sustentabilidade e ESG. Para isso, demos esse primeiro passo, da publicação do relatório para nos posicionarmos”, conta Gustavo de Paula Redondo, diretor de Gente, Gestão e ESG da Desktop.

Primeiro Censo de Diversidade ajudou a definir metas
Outras ações envolvendo os três pilares têm corrido em paralelo na empresa. Uma delas foi a implementação, também em 2023, do 1º Censo de Diversidade. Objetivo: entender os dados atuais e, a partir deles, definir metas claras e representatividade na liderança.
Com uma taxa de participação de 71%, o censo revelou indicadores sobre idade, gênero, raça, pessoas com deficiência (PcD), e orientação sexual em diferentes níveis hierárquicos. Esses insights orientaram a implementação de ações afirmativas e iniciativas de desenvolvimento e inclusão, em andamento no ano subsequente, 2024 – por meio de programas de capacitação, campanhas de comunicação e eventos dedicados à promoção do diálogo e sensibilização.
O que se descobriu? Hoje, pessoas pretas e pardas compõem 44,3% do time da Desktop.
“Pensando que estamos inseridos no estado de São Paulo, que não é o estado com mais negros do Brasil, vemos que estamos no caminho certo”, explica.
Vale complementar que a Bahia é o estado mais negro do Brasil, no qual 80,8% da população se autodeclara de raça negra (composto por pretos e pardos), segundo levantamento realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em 2022.
Já quando se fala em gênero, 41,5% do time é composto pelo feminino. A Desktop quer ser a mais inclusiva possível tanto no processo seletivo quanto na hora da promoção.
“Não estamos fazendo nenhum movimento forçado”, explica Redondo.
Com isso, a meta é que, ainda em 2024, ao menos 30% da liderança (diretorias, superintendências, gerências, especialistas, coordenações e supervisões) tenham uma maior representatividade de grupos minorizados, sendo esses compostos por mulheres, LGBTQIAPN+, pretos e pardos, PcDs e +50 anos.
“Estamos evoluindo constantemente. Saltamos de cerca de 20% representantes de grupos minorizados em posições de tomada de decisão para 30%, em 2024. Esse número segue em evolução, por meio de ações afirmativas constantes”, resume.
Formação em robótica para jovens
Em 2023, a companhia patrocinou dois projetos sociais por meio de leis federais de incentivo fiscal. Ao todo, investiu mais de R$ 480 mil nas iniciativas Conectados do Bem e Esporte para Todos.
O primeiro projeto investe na formação de jovens em tecnologia, como robótica e programação, por meio do qual a ONG Conectados do Bem foi apoiada pela Desktop por meio da Lei Rouanet. O foco é a inclusão de crianças da rede pública em um modelo educacional inovador, no qual são oferecidas oficinas de programação, robótica e outros temas relacionados à tecnologia. A escolha tem ligação direta com o DNA da empresa e tem potencial de abrir as portas para sua inserção no mercado de trabalho.
Destaque ainda para a parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP), referência em oncologia. A instituição atende diariamente mais de quatro mil pessoas, totalizando mais de 1,5 milhão de pacientes por ano. Para apoiar a missão do Hospital de Amor, a empresa disponibiliza gratuitamente internet 100% fibra óptica para pacientes e seus acompanhantes. Assim, aproxima e humaniza a relação entre as famílias e contribui para as atividades do centro de treinamento em robótica, viabilizando o processamento de dados e inteligência artificial aplicados aos tratamentos.
Além disso, em 2023, a empresa ainda lançou a campanha #ConectandoOAmor, mobilizando todos os canais de comunicação com sua base de mais de um milhão de clientes para arrecadar doações online em prol do Hospital de Amor, apoiando as comunidades onde está inserida.
Fonte: Integridade ESG