Como a empresa de alimentos venceu os desafios da pandemia por meio de resoluções tomadas por comitês 

Por Cintia Salomão

No pior ano da pandemia (2020), uma das maiores empresas do setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais do país conseguiu expandir tanto a sua receita bruta quanto a líquida. Foram longos meses em que as novas normas sanitárias de distanciamento entre as pessoas mudaram o padrão de consumo nos mercados, afetados ainda pela queda na renda das famílias.

DESAFIO

Quando a ONU confirmou a Covid-19 como uma verdadeira e perigosa pandemia, o setor produtivo foi envolvido pelo clima de incertezas. Com quase dez mil funcionários, a companhia precisava manter a segurança, inclusive dentro de suas seis plantas industriais, onde são abatidos 80 milhões de frangos e 750 mil suínos ao ano.

ESTRATÉGIA

Para vencer os desafios da brutal queda no consumo, a Pif Paf apoiou-se em suas práticas de governança, resultado de uma jornada de evolução assistida pela Fundação Dom Cabral (FDC). O modelo de governança da Pif Paf integrou as políticas da empresa aos processos de gestão e gerenciamento de riscos, bem como o avanço na maturidade das interfaces GRC (Governança Corporativa, Risco e Conformidade). Os programas estruturantes serviram para consolidar os compromissos ESG (Environmental, Social e Governance) – Ambiental, Social e Governança.

Toda essa jornada passou pela reformulação do Conselho de Administração e pela criação e reestruturação de comitês – com os quais a empresa mineira se preparou para enfrentar os desafios da Covid-19.

“Após a confirmação da pandemia, a primeira providência foi a mobilização do Comitê de Crise, que, junto ao Comitê Executivo, atuou dando foco ao cuidado com as pessoas”, conta à Case a vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Pif Paf, Paula Brancatelli.

“Após a confirmação da pandemia, nossa primeira providência foi mobilizar o Comitê de Crise, que, junto ao Comitê Executivo, atuou dando foco ao cuidado com as pessoas”

Paula Brancatelli. vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Pif Paf

Protocolo de prevenção à Covid-19 contou com check e report diários

A partir dessa mobilização do Comitê, foi adotado um robusto protocolo de prevenção e cuidados para reduzir o impacto na saúde das pessoas e para que não houvesse interrupção das atividades operacionais do dia a dia. O “check” e o “report” diários monitoravam os riscos, neutralizando ameaças e potencializando oportunidades.

A estratégia permitiu o crescimento da empresa, que conta com cerca de dez mil colaboradores, face às oportunidades aproveitadas e à manutenção do foco nos objetivos estratégicos. A empresa chegou ao primeiro lugar no ranking de Governança Corporativa, no setor de Alimentos e Bebidas, na sexta edição do Estadão Empresas Mais 2020.

A evolução da maturidade em Governança assistida pela Fundação Dom Cabral (FDC) incluiu o estabelecimento de funções específicas de auditoria interna, auditoria externa independente, além do fortalecimento das estruturas de compliance, Gestão de riscos e demais controles, explica Paula Brancatelli.

“Atualmente, os órgãos de governança estão estruturados para fortalecer a companhia, dando ainda mais robustez, coerência e integridade, pautando-se pela contínua atualização e formalização de melhores práticas e políticas essenciais ao negócio”, detalha a executiva da companhia fundada em 1968.

Desde as práticas de governança até a mesa do consumidor final, a Pif Paf preza e faz acontecer, de forma que seu propósito, “Juntos, criamos uma vida mais saborosa”, esteja sempre presente, por meio da prática constante do conceito do “cliente no centro, nossa gente, excelência, inovação e sustentabilidade”.

Compliance inclui canal de denúncias anônimas

A estrutura de compliance da Pif Paf dispõe, inclusive, de um canal de denúncias (Canal Aberto) confidencial, que assegura o sigilo e o anonimato.

“Todas as denúncias são apuradas, seus resultados levados ao Comitê de Ética, no qual medidas a serem aplicadas e planos preventivos são amplamente discutidos. Os resultados estão na geração de um ambiente onde a cultura de integridade é entendida por cada colaborador. Isso gera valor na cultura interna e nas relações de negócio”, finaliza a vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Pif Paf.

Na área de sustentabilidade, a Pif Paf realiza ações como redução do consumo de água, produção mais limpa, eficiência energética e redução de desperdícios, que integram a rotina operacional, com indicadores e metas. A empresa assumiu o compromisso de reduzir o consumo de água em 22% o uso da água, até 2030, por intensidade em relação a 2020.

RESULTADOS

A Pif Paf conquistou o primeiro lugar no ranking de governança corporativa, no setor de Alimentos e Bebidas, na sexta edição do Estadão Empresas Mais 2020. A companhia foi avaliada junto a outras 1.500 grandes empresas.

A empresa aumentou sua receita bruta e da líquida em 23% em 2020, mesmo em meio a um ambiente de incertezas, apoiada por suas práticas de governança.