O desafio de lançar no Brasil um novo modelo de uso do painel digital aproximou a HashtagTV da Enplug, que uniram a plataforma de Mídia Out Of Home (MOOH) com as redes sociais e abriram novas possibilidades de divulgação de conteúdo. A gestão compartilhada da plataforma permite que os clientes criem seus próprios canais de TV interativos e personalizados, tendo a internet como agente de ativação, conectada a qualquer tipo de monitor, em praticamente todos os lugares possíveis. O processo de implementação é simples e permite a customização total do projeto.
HASHTAGTV
Flávio Aronis – CEO da HashtagTV
Ao analisarmos os resultados conquistados pelos clientes da parceira Enplug, nos deparamos com negócios dos mais diversos ramos conquistando mercado e impactando o cliente de forma muito rápida.
Vimos, também, dados contundentes e irrefutáveis de presença nas redes sociais: mais da metade das empresas que contrataram a plataforma da Enplug tiveram incremento das menções em mais de cinco vezes, e os locais de instalação das telas estavam demonstrando incremento nas atividades na internet – em alguns casos a quantidade de citações na rede aumentou em 1.000%.
Sabemos que mais interações e mais impressões em redes sociais significam mais publicidade espontânea. Quanto mais extensa for a cobertura da marca com esse tipo de divulgação, maior será o nível de interesse gerado. Com uma menção, uma hashtag ou uma curtida em redes sociais, amigos, família e seguidores podem ficar curiosos sobre o produto ou serviço, já que podem compartilhar dos mesmos interesses. Ter mais pessoas curiosas sobre o negócio traz maior desenvolvimento da propaganda boca a boca e mais vendas, pois mais clientes chegarão ao ponto de venda.
Vejamos um exemplo do poder da interação nas redes sociais: Jane vai comer sushi em um restaurante e repara na tela de digital signage integrada às redes sociais instalada no local. Quando recebe seu prato, ela pega o celular e comenta no Twitter sobre o salmão defumado à sua frente. O tuíte aparece na tela do restaurante. Pedro, que está sentado quatro mesas depois e em dúvida sobre o que pedir, vê a recomendação de Jane e também decide pedir o salmão defumado. Um amigo de Jane, Gustavo, está em casa acessando o Twitter enquanto procura na internet um lugar para jantar com sua namorada na sexta-feira à noite. Ele se depara com o tuíte de Jane, e – pronto – problema resolvido. Confia no julgamento e na recomendação da amiga.
Pois bem. Essa pode ser uma situação difícil de ser mensurada, mas que acontece com frequência em tempos de redes sociais. Quem nunca passou por isso? Daí a importância de aumentarmos a exposição da marca e a interação em sites como Twitter, Facebook e Instagram – e, assim, fazer o boca a boca
virtual.
Já existem pesquisas que definem o valor de um tuíte: ele gera 25,62 dólares em compras adicionais no caso de um tuíte original e 20,37 dólares no caso de um tuíte reencaminhado. Os dados são de uma startup de Nova Iorque que analisou a relação entre tuíte, tráfico na web e vendas de mais de 30 mil empresas. Apesar de as informações serem de um país lá de cima, elas podem ser transpostas para o Brasil: com base na experiência da HashtagTV, podemos afirmar que um incremento de vendas acontece quando a empresa e seus clientes interagem nas redes sociais.
Assim, as redes sociais viraram moeda de troca. A Kelloggs se proclamou como a primeira empresa a fazer isso: trocou tuítes com a hashtag da marca por produtos. A ação foi, evidentemente, divulgada nas redes sociais e gerou mais de 150 mil citações. A American Express também monetizou o tuíte: fez uma ação coordenada com hashtag, compra com o cartão de crédito e desconto. Como resultado, 254 mil tuítes partiram de 40 mil usuários e geraram 11 milhões de dólares em compras.
De forma geral, os clientes da Enplug que implementaram a plataforma de digital signage integrada às redes sociais registraram os seguintes números de crescimento:
Ou seja, se considerarmos a grande maioria dos clientes da Enplug, podemos ver que 90% dobraram a quantidade mensal de citações no Twitter. Para excluir a possibilidade de inconsistências e irrelevâncias na medição dos resultados, a Enplug desconsiderou os tuítes gerados pelo próprio negócio – levou em consideração somente os tuítes de clientes, já que estes podem indicar o real alcance da plataforma.
O cliente da Enplug Ten Ren’s Tea Time teve um incremento de 940% na exposição em redes sociais após a implantação da plataforma. Segundo a Enplug, muitos dos seus clientes viram sua exposição na rede aumentar em – espantosos – 3.000%. Há como dizermos que isso não gerou mais vendas?
Por todos esses motivos e números impressionantes, escolhemos a Enplug para ser a parceira da HashtagTV no Brasil. A nossa plataforma permite que o cliente crie seus próprios canais de TV interativos e personalizados, tendo a internet como agente de ativação, conectada a qualquer tipo de monitor, em praticamente todos os lugares possíveis. O processo de implementação é simples e permite customização total do projeto: basta conectar o Hashtag Player a uma tela, usar o gerenciador Hashtag para administrar seu conteúdo e seu canal e aprovar os posts que vão para sua tela por meio de dispositivo mobile, sem complicação.
Resultados da ação da American Express de troca de tuítes por descontos.

CENÁRIO FAVORÁVEL
Estamos vivendo um momento de recuperação de crise, mas ainda com queda nas vendas do comércio e fechamento de lojas. Sabemos que o mercado precisa de uma ferramenta eficaz, que permita um reposicionamento e o aumento das chances de venda e engajamento com o consumidor. A integração entre as telas de digital signage e as redes sociais, além da possibilidade de monetização de espaços publicitários em meio ao conteúdo próprio, nos pareceram perfeitos para o atual momento do mercado brasileiro. E os resultados que estamos proporcionando endossam essa percepção.
Temos 30% de aumento em vendas e adesão a novos serviços, divulgados no canal do cliente na HashtagTV. Outras vantagens do formato operado pela HashtagTV são integração total do conteúdo de suas redes sociais, controle total de programação, que pode ser 100% customizada, integração com outros sistemas e a possibilidade de comercialização da mídia, monetizando o espaço disponibilizado no PDV. A construção de conteúdo é feita por uma plataforma fácil de operar e que oferece inúmeros aplicativos para integração de conteúdo.
Já atendemos mais de 50 clientes e fechamos uma média de dois novos contratos por semana. As principais razões são a possibilidade de aumento do ticket médio que a operação traz, a capacidade de ampliar instantaneamente a comunicação com o consumidor, de forma íntima e em tempo real, por meio de compartilhamento de postagens com as hashtags de cada empresa ou evento/promoção, e o retorno rápido. Temos casos de operações que começam a ter retorno de seu investimento a partir do terceiro mês.
FERRAMENTA MÚLTIPLA
O grande trunfo da operação HashtagTV é que ela permite a total personalização de projetos e possibilita que as marcas criem seu próprio conteúdo, ou seja, pode ser usada para todos os nichos. Hoje, a plataforma é usada em salões de beleza, redes de varejo, incorporadoras, coworkings, showrooms de decoração e moda, mercado automobilístico, restaurantes e redes de hotelaria, mas as possibilidades são realmente infinitas.
Além disso, as telas podem ser usadas como digital signage e oferecer apenas programação própria, comunicando sobre a empresa e funcionando como uma ferramenta de marketing, mais eficaz e sustentável do que um panfleto e mais assertiva e interativa do que um outdoor. Ou é possível fazer da própria tela um meio de aumentar ganhos, monetizando espaços e aproveitando a interação com o público para investir em parcerias com outras marcas.
A plataforma utilizada pela HashtagTV é usada em 17 países, com operações em mercados e indústrias, como negócios, entretenimento, saúde, moda, educação, financeiro, beleza e varejo. Grandes marcas mundiais já utilizam a mesma tecnologia, oferecida no Brasil pela HashtagTV: Toyota, Porsche, Holiday Inn, Madame Tussauds, Universal, entre outras.
Entre as empresas brasileiras que já apostam na alternativa, estão as redes Marabraz e Track&Field, a Daslu, a distribuidora de livros Super Pedido, Visitex, A Casa do Artista, Academia Les Cinq, Gym, Prêt a Louer, Coworking Sharing E.C., Espaço Deca Design, Trip4All, Biblion, Shopping Boulevard SC, Atua Construtora, Ideale Acabamentos, Associação Comercial de São Paulo, Yandeh e Plug CoWorking.
Entre os clientes do setor de beleza, estão o Salão 1838, uma unidade da Barbearia Corleone, Clínica Isabella Rezende, Square Hair, Espaço Kaunis, Hi Salão e Lux Estética.
MÍDIA COLADA NA AUDIÊNCIA
A grande questão para as marcas é: como impactar corretamente esse consumidor volátil? Computador e celular já não são suficientes, e o grande desafio é prender a atenção das pessoas pelo maior tempo possível. É aí que entra a quinta tela, a comunicação em movimento das telas pode ser a grande saída para comunicar melhor para diversas audiências.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos Marplan para a Associação Brasileira de Mídia Digital Out Of Home mostra que somos quase 200 milhões de pessoas em trânsito, passando cada vez mais tempo fora de casa, e a Mídia Out Of Home é hoje a quarta mais percebida pelos consumidores. Isso porque ela acompanha a audiência cada vez mais dispersa e com uma percepção cada vez mais fragmentada das mensagens. É um caso do meio seguindo a audiência, captando o melhor momento para entrar com a comunicação.
A Mídia Out Of Home fala com as pessoas em sincronia com o momento pelo qual elas estão passando, daí sua eficácia. Claro que, para isso, é preciso conhecer a audiência e gerar conteúdos que sejam realmente eficazes. Mas, uma vez que se entende quem é esse consumidor, fica muito mais fácil construir a programação para gerar o impacto desejado.
CASE TRACK&FIELD
A rede brasileira, que opera unidades nos Estados Unidos, já tinha operação de digital signage. No entanto, as inserções e atualizações eram feitas de forma pontual, em cada loja, o que demandava tempo extra das equipes e diminuía as possibilidades de engajamento real com a marca. Com a plataforma da HashtagTV, as telas de todas as lojas passam a ser controladas pela mesma equipe, o que gera ganho de tempo e assertividade nas ações.
Além disso, como a HashtagTV permite integração com as redes sociais, é possível gerar engajamento instantâneo com o consumidor, muitas vezes quando ele ainda está na loja, realizando promoções-relâmpago, anúncio de produtos que não estão tão aparentes em loja, divulgação de campanhas, aumentando o ticket médio da empresa.
A operação nas lojas nacionais chamou atenção da Rede Track&Field lá fora. Mesmo a integração entre as telas e as redes sociais não sendo uma novidade nos Estados Unidos, a opção da rede foi levar o fornecedor brasileiro para as lojas americanas, com a primeira operação iniciada na unidade de Miami.
CASE SKI PORTILLO
O hotel, que fica em uma das estações de esqui mais tradicionais do Chile, aposta pela primeira vez na Mídia Out Of Home para gerar engajamento com os hóspedes. O conteúdo é diversificado, misturando social, up dates de temperatura e situação da neve, informações institucionais e avaliações pelos Apps do TripAdvisor. A ideia é entreter os hóspedes e aproximá-los ainda mais da marca, divulgando promoções, facilidades e diferenciais e fazendo com que ele esteja na tela, por meio do compartilhamento de postagens com as hashtags definidas pelo hotel.
CASE 1838
O 1838 é um dos principais endereços de beleza da cidade de São Paulo. Começaram com uma operação tímida, de apenas cinco telas, mas o sucesso com as hashtags compartilhadas foi tanto e tão imediato que mais unidades foram instaladas. As telas do salão não têm programação integrada, o que permite que o consumidor na loja possa ser impactado pela mesma comunicação mais de uma vez. O resultado de engajamento foi incrível, de colaboradores e clientes. Além disso, a empresa já começou a fazer parcerias, monetizando o espaço das telas. Com uma nova unidade recém-inaugurada, a decisão foi aumentar a quantidade de telas e investir em duas telas de vídeo wall, de 3 m x 3 m, na fachada da nova unidade. Em breve, o 1838 deve instalar vídeo wall também no primeiro endereço.
TENDÊNCIA
A operação em telas de digital signage é uma das mais vantajosas que existe: limpa para o meio ambiente, fácil de gerenciar por meio de uma plataforma online, que oferece inúmeras opções de construção e compartilhamento de conteúdo, exige uma equipe pequena na operação, permite ampliação constante, sem necessidade de grandes investimentos, e tem retorno imediato de percepção de marca e engajamento com o consumidor. Nós realmente acreditamos que seja uma ferramenta ainda pouco explorada no Brasil, que agora está tomando conhecimento da gama de possibilidades que ela traz. Aos poucos, ela será ainda mais pulverizada, atingindo novos mercados e mostrando, com a diversidade das operações, do que ela é capaz. Com inovações constantes e uma busca incessante de novas facilidades para os clientes, permitimos uma adequação e uma nova percepção do mercado de
tempos em tempos.
APLICATIVOS OFERECIDOS PELA HASTAGTV
Graphics & Video – inserção de conteúdo por meio de imagens e vídeos, que podem ser agendados por hora, semana, data futura para ativação/interrupção de conteúdo;
Simple Sign – cria avisos ou promoções em tempo real;
Weather – mostra a previsão do tempo de acordo com a localidade configurada;
News – integra conteúdo em formato RSS/XML utilizado em blogs e sites de notícias e mostra na tela através de layout customizável;
Social Media Wall – mostra posts publicados no Instagram, Facebook, Twitter e Yelp;
Instagram Wall – mostra conteúdo do Instagram por meio de um mosaico animado;
Web Page – insere conteúdo web através de URLs;
Wait List – integrado com a plataforma http://www.waitlist.me/ (possui versão gratuita e paga), é usado por restaurantes para controlar lista de espera;
Digital Directory – mostra conteúdo customizado em tabelas para avisos, grade de horário, comunicação de serviços, entre outros;
Startup Vitamins – mostra na tela os cardápios personalizados pelo http://www.dsmenu.com/;
Google Trends – mostra o que está sendo mais buscado no Google por região;
TripAdvisor – mostra as avaliações do estabelecimento postadas no site https://www.tripadvisor.com.br/;
Geckoboard – integra gráficos e mostra em um painel único por meio da ferramenta https://www.geckoboard.com/;
Traffic App – mostra as condições do tráfego em determinada região.
OITO FORMAS DE CONSTRUIR COMUNIDADES EM COWORKING
Nos espaços de coworking, a experiência do associado tem se tornado um diferencial competitivo. Uma plataforma de digital signage pode potencializar essa experiência, promovendo uma cultura inclusiva e inspiradora. Para se obter maior impacto com um sistema de digital signage em um espaço de coworking, é preciso pensar na localização das telas. O ideal é que elas sejam instaladas em lugares com grande tráfego de pessoas, como recepção, elevador, escada e sala de descanso. Se uma empresa tiver mais de uma unidade de coworking, é possível compartilhar o conteúdo e também designar múltiplos usuários para gerenciar e atualizar o conteúdo em cada local.
A seguir, são apresentados oito benefícios da plataforma de digital signage para o espaço de coworking.
1. Inspirar e motivar os associados: A exibição de slides, um recurso visual, pode aumentar a produtividade, eficiência e criatividade, já que o ambiente fica mais agradável. Pode-se usar slides com pensamentos motivacionais para inspirar os associados.
2. Movimentar o perfil da empresa nas redes sociais: A publicação de posts das redes sociais nas telas promove o engajamento dos associados e aumenta a quantidade de visualizações da uma marca na internet, ou seja, fora do espaço físico do coworking. Pode-se desenvolver uma ou mais hashtags para determinada empresa (mas não muitas, para não causar confusão!), a fim de encorajar as pessoas a compartilhar publicações. Quanto mais envolvidos com a marca os associados estiverem, maior a atividade nas redes sociais – e mais visualizações significa mais associados ainda.
3. Conectar os associados entre si: Apresente e compartilhe conquistas individuais dos associados; eles vão se sentir valorizados e parte do ambiente de uma comunidade. Por exemplo, pode-se publicar matérias que saíram na mídia sobre associados e os aniversariantes do dia.
4. Compartilhar as últimas notícias: O espaço de coworking não precisa ser uma bolha e estar isolado de tudo. Mantenha os associados atualizados ao mesmo tempo em que focam no trabalho. Publique últimas notícias e histórias interessantes.
5. Exibir avisos e anúncios: As telas também podem funcionar como um quadro de avisos. Pode-se mostrar salas disponíveis, promoções de parceiros ou do próprio espaço e próximos eventos. Para dar mais leveza ao conteúdo, pode-se intercalar os avisos com outro tipo de informação.
6. Organizar a agenda da sala de reuniões: Esta é uma forma de aliviar o serviço dos funcionários da recepção. Mostre nas telas a agenda da sala de reuniões, com horários ocupados e vagos. Isso irá poupar questionamentos aos recepcionistas e conferir mais agilidade à comunicação. O aplicativo do sistema da HashtagTV pode ser sincronizado com o Google Agenda, facilitando a geração e atualização de conteúdo.
7. Evitar o excesso de e-mails para o associado: Libere a caixa de entrada dos clientes mostrando avisos corriqueiros nas telas, em um formato visual muito mais agradável e que pode ser visto mais rapidamente. Alguns exemplos de informações que podem ser direcionadas para as telas, e não para o e-mail: informações, anúncios e lembretes importantes; pedidos de participação em pesquisas; incentivo à participação de concursos.
8. Potencializar eventos: Pode-se incrementar a divulgação de um evento, programa de treinamento ou happy hour. A plataforma de digital signage promove o uso das redes sociais pelos associados: eles podem postar usando sua hashtag e assim movimentar o perfil da empresa na internet. Além do mais, pode-se divulgar os patrocinadores dos eventos.