MAGNUS

João Paulo Piza, gerente de marketing da Magnus

Para tornar a Magnus conhecida nacionalmente, investimos, principalmente, em três canais na área de marketing: trade, com ações constantes nos pontos de venda; institucional, ao associar a sua marca a importantes formadores de opinião, como a apresentadora Ana Maria Braga; e esportes, encabeçado pelo patrocínio a um dos principais times de futsal do país, o Magnus Futsal, que conta com craques como Falcão. Além dessas vertentes, ainda trabalhamos para promover o Instituto Magnus, uma importantíssima iniciativa social que busca formar cães-guia, a fim de preencher essa lacuna enfrentada pelos cegos no Brasil.

A marca do cão

Se você assiste televisão pela manhã e na hora do almoço, gosta de esportes ou apenas é um apaixonado por animais de estimação, tem grandes chances de já ter se deparado com o Magnus. Ele é um belíssimo bernese e mascote da marca que leva o seu nome, a Magnus, uma das principais fabricantes de alimentos para pets do país. Graças a uma agressiva estratégia de marketing, o nosso cão é cada vez mais conhecido e já se tornou uma verdadeira celebridade – me arrisco a dizer que já é o mais famoso do Brasil. Mas, claro, ele é apenas um símbolo de toda a ascensão de nossa empresa no mercado nacional ao longo dos últimos anos.

Parte do Grupo Adimax Pet, fundado em 2002, a Magnus se destaca pelo amplo portfólio, que inclui alimentos para cães e gatos de todos os portes, faixas etárias e raças, com grande variedade de sabores e opções de nutrientes. Nossa matriz está localizada em Salto de Pirapora (SP) e temos também outras unidades fabris em Abreu e Lima (PE) e Uberlândia (MG), uma sendo construída em Goianápolis (GO), além de sete centros de distribuição: Paraná, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Trade marketing: a importância do PDV

Principal canal entre uma indústria e o seu consumidor, o ponto de venda é um fator fundamental para que qualquer empresa ganhe espaço no mercado em que atua. Afinal, é no estabelecimento comercial que ocorre a maior parte das decisões de compra. Sabedores disso, apostamos há alguns anos em uma estratégia muito agressiva de trade marketing, responsável direto por aproximar a Magnus de nossos clientes e, consequentemente, por consolidá-la como uma das principais fabricantes de alimentos para cães e gatos do país.

Apenas em 2016, nossa companhia realizou mais de mil ativações, que vão desde ações promocionais em estabelecimentos comerciais até a realização de corridas com donos e cachorros. Com presença constante nos PDVs, a Magnus busca a todo tempo proporcionar aos revendedores mais um diferencial por trabalharem com os nossos produtos. Esses eventos, sem dúvida, aumentam muito a movimentação de consumidores e impulsionam a venda dos itens da marca.

Além de investir na personalização das fachadas, realizamos uma média de 60 ações promocionais todos os meses, em locais como agropecuárias, pet shops, clínicas veterinárias e supermercados. Todas elas contam com a presença de nossa equipe de trade marketing, que levam ao PDV um kit completo da marca (composto por tenda, inflável, mesa, som, banner e tapete personalizado) e distribuem amostras grátis dos alimentos para exibição e experimentação, além de brindes personalizados para os pets.

Enxergamos os estabelecimentos não apenas como um local para vender, mas como uma excelente oportunidade para os nossos profissionais esclarecerem dúvidas e apresentarem os diferenciais dos produtos. Muitas vezes, o próprio cão Magnus se faz presente no PDV, esbanjando simpatia e chamando a atenção por seu tamanho e beleza.

Além das ações em pontos de venda, nossa equipe de trade se dedica a organizar inúmeros outros eventos por todo o país, como encontros entre cães de raças diferentes e “cãominhadas”. No final de 2016, por exemplo, uma iniciativa marcante foi realizada para o lançamento do DVD do filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”. Aproveitando o tema da animação – grande sucesso de bilheteria –, a Magnus montou um estande próprio na unidade Marginal Tietê da rede Petz, em São Paulo.

Institucional: Magnus, o amigo dos famosos

Muito forte no PDV, a Magnus não deixa de se destacar também nas grandes mídias, em diversos veículos de comunicação, incluindo digital, que traz excelentes resultados. Poucas ações, porém, rendem tanta visibilidade quanto as inserções de merchandising na televisão.

O rosto mais associado à nossa empresa é o da apresentadora Ana Maria Braga, há anos uma das principais atrações nas manhãs da Rede Globo de Televisão, com o programa Mais Você. Ana aparece ao lado do Magnus em toda a comunicação visual de nossa marca, emprestando seu carisma e credibilidade para a divulgação dos produtos.

Outra importante aposta se dá no meio dos programas esportivos. Afinal, assim como os animais de estimação, o esporte também é uma das grandes paixões dos brasileiros. Os apresentadores Milton Neves, Renata Fan e Neto divulgam a Magnus por meio de merchandisings em seus programas na TV Bandeirantes – respectivamente, Terceiro Tempo, Jogo Aberto e Os Donos da Bola.

Com excelente retorno nas experiências até aqui, seguimos em busca de celebridades capazes de personalizar os valores da marca. Em 2017, o nosso time de parceiros ganhou mais um integrante: o apresentador Celso Portiolli, líder do programa Domingo Legal, no SBT. Celso, referência de simpatia na televisão, em breve levará informações dos itens da empresa aos seus telespectadores.

Ainda na área institucional, fazemos a promoção de nossa imagem também por meio dos “banners móveis” – ou seja, as dezenas de caminhões de distribuição dos produtos. Espalhada por todo o Brasil, a frota se destaca nas estradas ou ruas das grandes cidades graças à marcante cor amarela e ao logotipo da empresa.

Esportes: golaços do marketing

Uma área que alia valores positivos, grande exposição e muita paixão. Nós acreditamos que o esporte seja um meio incrível para promover uma marca, e, não à toa, a Magnus vem se beneficiando disso há mais de um ano. Desde janeiro de 2016, a empresa atua como patrocinadora máster do Magnus Futsal, equipe da cidade de Sorocaba (SP), que conta com astros como Rodrigo, Tiago e Leandro Lino, além do Falcão, considerado o melhor jogador da modalidade em todos os tempos.

Estampando o logotipo da nossa marca em seu uniforme, a equipe hoje é uma das mais populares e vitoriosas do Brasil, atraindo milhares de torcedores à Arena Sorocaba. O ápice veio em junho de 2016, quando se sagrou campeão mundial em Doha, no Catar. Esse título premiou o grande investimento feito, que inclui apoio não apenas ao time profissional, mas também às categorias de base, responsáveis por formar os craques do futuro.

Outras de nossas ações no esporte, em 2016, incluíram o patrocínio à Seleção Brasileira de Futsal (que disputou amistosos com a nossa marca estampada na camisa) e o apoio a projetos como a partida beneficente “Falcão X Wesley Safadão”, realizada em Itu – SP, que contou com a presença de ídolos como Cafu, Denílson, Amoroso, Elano, Marcos Assunção, Juninho Paulista, Nenê, Dentinho e Doriva.

Em 2017, a Magnus aposta em expandir suas ações no marketing esportivo, apoiando projetos sociais e programas nas categorias de base dos clubes. Todas as iniciativas que envolvem a temática esportiva vêm sendo muito bem avaliadas, com grande retorno para nossa marca. Afinal, assim como ama os animais de estimação, o brasileiro é apaixonado por esportes, e essa é a razão pela qual o nosso planejamento tem dado tão certo.

Ações sociais: o melhor amigo do homem

Dados recentes divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, mostram que o Brasil possui aproximadamente 7 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência visual. Desses, mais de 1 milhão têm limitação intensa ou muito intensa e são impossibilitados de realizar atividades rotineiras – como ir à escola, trabalhar e fazer compras – sem a ajuda de outra pessoa ou de um amigo muito mais fiel: o cão-guia.

Mas o problema surge depois: a Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, estima que existam apenas cerca de cem cães-guias espalhados por todo o território nacional. Muitos acreditam que o número reduzido se deva à ausência dessa cultura no país, motivada por fatores como o alto custo do treinamento dos animais e, principalmente, pela falta de famílias voluntárias para recebê-los durante o período de adaptação.

Foi justamente para colaborar com a mudança dessa realidade que a Magnus lançou, em outubro de 2016, o Instituto Magnus, organização sem fins lucrativos dedicada exclusivamente ao treinamento de cães-guia. Cinco labradores filhotes (quatro machos e uma fêmea) já foram entregues a famílias acolhedoras da região de Sorocaba (SP), que, com o acompanhamento de especialistas fornecidos por nós, estão socializando os animais até que eles completem, aproximadamente, um ano de idade.

Ao fim desse período de adaptação, os cães serão enviados a um centro de treinamento, onde aprenderão os comandos básicos para assumir o seu papel junto ao deficiente visual. A partir daí, eles passarão a usar a guia e o colete com alça rígida. Todo o processo ocorre por meio de metodologias validadas e para que haja perfeita harmonia entre o pet o e seu novo guardião.

Além do Instituto Magnus, promovemos constantemente outras iniciativas no campo social, como visitas regulares à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo (SP), e ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), em Sorocaba (SP). Nessas ações, uma presença sempre garantida é a do próprio Magnus, que encanta crianças e adultos por onde passa.