Com desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis sob demanda, empresa atinge crescimento de 150% ao ano.

Desde que o celular se tornou indispensável no cotidiano das pessoas, empresas de diversos segmentos vêm se aplicando em desenvolver soluções que podem transformar esses pequenos dispositivos móveis em centros de negócios. E uma dessas soluções são os aplicativos – mais conhecidos como apps.

Estudo recente da App Annie, plataforma global de análise e dados móveis, revelou que usuários do mundo inteiro estão fazendo mais downloads e gastando mais em aplicativos, o que impulsiona o mercado e motiva empresas a se renovarem. A pesquisa, chamada “The State of Mobile 2019”, aponta que em 2018 foram feitos 194 bilhões de downloads e gastos US$ 101 bilhões em lojas de aplicativos. Além disso, o tempo médio de navegação nos apps também aumentou, chegando a três horas por dia. A expectativa é de que até 2020 o setor de apps atinja os US$ 6,3 trilhões, um crescimento de 360% em relação ao faturamento de 2016, com US$ 1,3 trilhão.

Como se destacar em um mercado emergente altamente competitivo? A desenvolvedora Mobile2you encontrou a fórmula certa. A empresa foi criada em 2011 com foco na locação de dispositivos com apps customizáveis para feiras e eventos e seguia assim até que um cliente encomendou ao time um aplicativo sob medida. A novidade fez tanto sucesso que a Mobile2you deixou tablets e apps de prateleira de lado e passou a desenvolver apenas apps sob encomenda.

Reunião de desenvolvedores na Mobile2You

Para Caio Bretones, um dos sócios da empresa, o desenvolvimento do aplicativo foi o divisor de águas do seu negócio, pois permitiu que eles identificassem de imediato um novo nicho ao qual poucos estavam prestando atenção, o de aplicativos B2B e B2C.

O APP

O app que possibilitou à empresa crescer 150% ao ano, de 2013 para cá, inseria informações sobre atividades, lista de expositores, patrocinadores, mapa e como chegar, entre outros detalhes sobre uma feira em São Paulo. Parecia simples, mas naquela época, a única maneira de reunir essas informações em um único lugar era no site do evento ou com a ajuda de guias impressos. A partir daí, a empresa passou a cuidar de todo o portfólio de feiras do organizador de eventos, em todo o país.

Buscando a eficiência dos aplicativos, que proporciona grandes lucros para as empresas, redução de custos, agilidade de processos, maior mobilidade, aproximação com o cliente, facilidade na mensuração de resultados e ampliação da visão do negócio (360°), entre outras vantagens, a Mobile2you teve espaço para criar novos conceitos e utilizar novas tecnologias em seus sistemas.

Quando a empresa criava aplicativos de prateleira, que permitiam pequenas modificações para se adequar às necessidades dos clientes, os apps mais sofisticados eram os que apresentavam pesquisas de satisfação, lista de convidados ou cardápios, no caso de restaurantes. Hoje, a empresa se permite testar tecnologias inovadoras, como realidade virtual, realidade aumentada e sensores de movimento aliados a recursos de geolocalização em seus aplicativos. O que acaba por funcionar como ferramenta de marketing.

Muitos de seus atuais clientes chegaram até eles ao ver um de seus apps em funcionamento. Se a propaganda é a alma do negócio, a propaganda espontânea é mais efetiva ainda, costuma dizer Bretones. Apesar de o foco do negócio ter migrado para o de apps sob medida, dentro da Mobile a mudança foi quase imperceptível.

Os sócios-fundadores Caio Bretones e Caio Lopes já contavam com uma equipe de desenvolvedores, que passaram a ouvir mais as necessidades dos clientes antes de codificar o aplicativo. A grande preocupação, no entanto, era capacitar esses desenvolvedores para o uso de novas tecnologias.

A empresa implantou uma política de treinamento para seus programadores promovendo cursos e workshops internos para atualização sobre novas tendências, tecnologias e ferramentas.

O esforço da equipe foi recompensado com um aumento de solicitações sob demanda. Os apps que mais se destacaram foram o App Visita Guiada, aplicativo otimizado para museu com acesso a conteúdo para deficientes visuais e auditivos; o Ekko, app voltado para o varejo, que é atualizado em vários momentos do dia para apontar os melhores valores de compra; o NonoDígito, app criado para atualizar os números de celulares nas agendas dos usuários, quando os telefones celulares ganharam mais um número (9); O Boticário, um aplicativo B2B desenvolvido para otimizar os processos internos da empresa; e o Museu do Amanhã, app responsável pela consolidação da Mobile2you nesse mercado.

MUSEU DO AMANHÃ

Atuar num mercado em expansão, onde atualizações são feitas quase que diariamente, requer pesquisas e estudos constantes, preparo para desenvolver produtos inovadores, que possam preencher mais espaço no cotidiano dos usuários, e com tecnologias de ponta, e esse é um dos preceitos difundidos na cultura da Mobile2you, a paixão por tecnologia.

O aplicativo solicitado para o Museu do Amanhã permite aos visitantes fazer uma imersão por toda a exposição aproveitando a experiência de realidade aumentada. Essa tecnologia integra elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real. O grande desafio era tornar o produto acessível a qualquer visitante sem que fossem necessários acessórios especiais. A equipe decidiu, então, usar os próprios recursos dos smartphones – câmera, sensores de movimento, giroscópios e acelerômetros – com os quais os usuários interagem intuitivamente.

O único trabalho do visitante seria baixar o app, abri-lo no museu e apontar a câmera para as peças da exposição para explorar os múltiplos cenários e desafios que a humanidade terá que enfrentar nas próximas décadas.

Parte do processo de desenvolvimento do app do Museu do Amanhã com realidade aumentada

Para a Mobile2you, cada solicitação de aplicativo é um novo desafio. É preciso haver entendimento do objetivo da empresa para alcançar o resultado final desejado, além de alinhamento e discussão sobre a jornada e os perfis dos usuários, os objetivos dos produtos e as tecnologias mais ágeis para atendê-los.

Para desenvolver o aplicativo do Museu do Amanhã, a empresa optou por usar a realidade aumentada, que já havia sido utilizada em outro app, em um jogo onde o usuário podia caçar ingressos para shows. No caso do aplicativo para o Museu, a ideia era criar uma aproximação entre a experiência de visitá-lo e fazer parte da exposição; de estar, de fato, imerso e interagir com as obras.

Para proporcionar o efeito desejado, a Mobile2you optou por utilizar no desenvolvimento do aplicativo a tecnologia iBeacon, que, por meio de sensores de proximidade, aciona o dispositivo do visitante, permitindo que durante a permanência no museu ele seja impactado por experiências e conteúdos exclusivos, que somente quem está no local consegue obter.

Peça publicitária do app do Museu do Amanhã na campanha de inauguração em 2016

A ideia de criar o app, segundo a patrocinadora IRB Brasil RE, que fez a encomenda à Mobile2you, era ajudar os visitantes a compreender o conteúdo das exposições, fazer com que eles vivenciassem verdadeiras experiências e pudessem refletir sobre o futuro do planeta.  Mas ele foi além. O aplicativo disponibiliza mapa interativo, programação completa das atividades, textos informativos sobre as exposições, conteúdo sobre os valores defendidos no Museu do Amanhã, os prêmios conquistados, além de dicas com opções de transporte, restaurantes próximos e a própria compra de ingressos online.

RESULTADOS

Após estabelecer sua nova estratégia e foco de negócio, a Mobile2you passou a ter o crescimento anual de 150% em seu faturamento. Saltou de 2 para 35 funcionários, dos quais 85% são desenvolvedores. Hoje, a Mobile2you atende varejistas e indústrias de vários locais do Brasil, nos mercados de seguros, atacado e farmácia, entre outros.

A empresa já criou mais de 250 aplicativos mobile até o momento. Os mais solicitados são para o consumidor final (B2C), seguidos dos voltados para a otimização de processos internos (B2B), que agilizam rotinas de setores como compras, comercial, logística e recursos humanos.

Além do desenvolvimento de aplicativos, que corresponde a 90% das atividades da empresa, a Mobile2you possui um núcleo voltado para consultoria de ideias, o Lab Ideas, que é responsável pela realização de estudos de viabilidade de projetos, com o intuito de transformá-los em algoritmos.

A empresa percebeu que o cuidado com os apps sob demanda deve estar nos mínimos detalhes, principalmente na interface do usuário. Por isso, criou uma divisão, o Ateliê Mobile, que se ocupa da usabilidade dos produtos, tornando-os mais intuitivos, funcionais e elegantes.