Ao ser remunerada com apenas parte do montante economizado por seus clientes corporativos na fatura de água, T&D Sustentável permite eficiência a zero investimento, experiência que será mostrada em Hong Kong

T&D Sustentável, startup de Macaé (RJ) especializada em economia hídrica em empresas, hospitais, condomínios e hotéis, é a única empresa brasileira entre as participantes do Belt and Road Summit, em Hong Kong, este mês. O evento é considerado um dos mais prestigiados do continente asiático para promover a colaboração empresarial, reunindo altos funcionários do governo e líderes empresariais de diversos países para trocar insights sobre cooperação multilateral e explorar oportunidades concretas de negócios.

Para conseguir economizar água nas empresas, a T&D desenvolve ações, como a forte conscientização coletiva através de palestras. Dicas práticas sobre o assunto podem ser encontradas também nas redes sociais da startup.

O Belt and Road Summit reúne em Hong Kong autoridades e líderes empresariais de diversos países

“Possuímos tecnologias e metodologias próprias com foco em economizar água para nossos clientes, sem necessidade de nenhum investimento por parte deles. Recebemos como pagamento apenas parte da economia que geramos na fatura de água, o que faz com que o cliente não tenha risco financeiro nenhum: só recebemos se economizarmos”, explica Felipe Mendes, sócio da T&D Sustentável, que participa do Belt and Road Summit.

Criada em 2018, a T&D atende hoje 172 clientes no país no âmbito da economia hídrica. Costuma ocorrer capilaridade em mais de uma unidade da mesma empresa, onde pode ser feito mais de um serviço. Assim, a startup possui mais de 300 contratos ativos no momento. Desde o início dos trabalhos, já economizou 800 milhões de litros de água, com um saving financeiro de R$ 25 milhões. A média de economia que os clientes conseguem obter é de 40%, segundo Mendes.

“Mas já chegamos a bater 85% de economia mensal com a atuação na Viana Offshore, em Macaé”.

A empresa desenvolveu o Sistema de Economia de Água (SEA), modelo de gestão de recursos hídricos que atua integrando serviços e tecnologias próprias, na otimização do consumo hídrico. Detecção de vazamentos, diagnóstico funcional, conscientização coletiva, gestão de contas, monitoramento em tempo real e relatórios mensais, são algumas das ações oferecidas pela T&D.

Painel sobre eficiência hídrica junto a consumidores

“Estar no Belt And Road Hong Kong é a premiação de muito trabalho duro com constância e disciplina”, afirma Felipe Mentes, sócio e Head de Desenvolvimento

“Nosso foco é transformar vidas através da economia de água. Hoje já temos mais de 100 funcionários. Cada vez que me apresento em locais novos, sinto que estou levando um pouco de cada colaborador, cada cliente, cada usuário, junto comigo. E ser a única empresa do Brasil convidada pelo governo de Hong Kong é uma enorme honra. Com certeza será uma experiência sensacional”, destaca Felipe, representante da T&D no painel Efficient Water Management for Medium and Large Consumers – Zero Investment, Maximum Savings.

Realizado nos dias 11 e 12 de setembro, o evento constitui plataforma essencial para fomentar parcerias estratégicas e impulsionar o desenvolvimento econômico global, contando com representantes empresariais do mundo inteiro, incluindo a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff.

Mendes acredita que este Summit será uma experiência enriquecedora, oferecendo insights valiosos e oportunidades únicas de colaboração internacional.

“A presença de empresas como a T&D Sustentável ressalta a importância de parcerias estratégicas para enfrentar os desafios globais e promover um crescimento sustentável”.

Hong Kong investe em IA e tecnologia de ponta

O evento é organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial e pelo Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong, com apoio do Ministério das Relações Exteriores da China.

Hong Kong está se consolidando como um dos principais centros de inovação e tecnologia do mundo, com investimentos significativos em startups e desenvolvimento tecnológico. De acordo com a Invest HK, o governo local tem implementado diversas iniciativas para fomentar o ecossistema de startups, incluindo a criação de hubs de inovação e a facilitação de acesso a capital de risco. Em 2023, o número de startups na cidade cresceu 12%, atingindo mais de 3.750 empresas, conforme relatado pelo Startmeup HK. A região está investindo em tecnologia de ponta, como inteligência artificial e fintechs, para fortalecer sua posição como líder global em inovação.

Fonte: Integridade ESG