Companhia pertencente ao Grupo Fiord Capital desenvolve pavimento com mistura de Greenflex e material proveniente de pedaços de rodovias em manutenção, reforçando economia circular
Combinar asfalto e plástico reciclados é uma nova ideia que tem surtido bons resultados em relação à durabilidade e à sustentabilidade em pavimentação. Desenvolvida pela Stratura, a mistura foi aplicada em um trecho experimental da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no quilômetro 563 na cidade de Parapuã (SP), em parceria com a Eixo SP Concessionária de Rodovias S.A. Nessa experiência bem-sucedida, foram usados cerca de 1.800 kg de plástico reciclável PCR, o equivalente a uma redução de 800 mil unidades de embalagens alimentícias nos lixões.
Essa mistura do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), pedaços de asfaltos retirados de rodovias em manutenção que seriam descartados, com o Greenflex, asfalto com plástico reciclado, contribuiu ainda para evitar a emissão de 3.600 kg de gases do efeito estufa, 1.800 litros de petróleo, 1.360 KW de energia elétrica e 5.440 litros de água, que seriam utilizados para a produção do plástico.
Ciclo de vida com asfalto sustentável é maior
O projeto vem ao encontro da economia circular, considerando que apenas 1,28% ou 148 milhões de toneladas de plástico são reciclados, diante dos cerca de 11 milhões de toneladas de lixo produzidos anualmente no Brasil, além de contribuir com cidades mais sustentáveis. O país é o quarto maior produtor mundial de lixo plástico. Desse total, 7,7 milhões de toneladas estão em aterros sanitários e 3,5 milhões de toneladas são descartes irregulares não recolhidos.

“Pela primeira vez, unimos duas soluções sustentáveis para criar uma mistura 100% sustentável: a união entre um asfalto modificado com plástico reciclável pós-consumo, o Greenflex, e a mistura asfáltica utilizando 25% RAP, pavimento asfáltico recuperado ou fresado. Com isso, conseguimos reduzir a quantidade de lixo plástico da natureza, ao memo tempo em que reutilizamos o material fresado, diminuindo o uso de agregados virgens”, explicou Emerson Maciel, gerente de Soluções de Engenharia da Stratura.

Segundo Maciel, ao desenvolver esta solução sustentável, além das vantagens de custos, ainda houve incremento do tempo de vida útil do pavimento.
“Uma solução sustentável para pavimentação rodoviária envolve a adoção de práticas, materiais e tecnologias que minimizem o impacto ambiental, aumentem a durabilidade da infraestrutura e promovam a eficiência econômica”, salienta o gerente.
Maciel enumera as principais vantagens da pavimentação inovadora, como a redução do consumo de energia e o ciclo de vida mais longo. A utilização de RAP (ou fresado) requereu menos energia durante a produção e a aplicação do material, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa.
Os materiais de longa durabilidade permitem que o asfalto modificado com plástico com elasticidade de alta qualidade seja resistente principalmente à deformação permanente, prolongando a vida útil do pavimento, reduzindo a necessidade de manutenção e o consumo de recursos adicionais ao longo do tempo.
Produto desenvolvido em seis meses
A Stratura desenvolveu o produto em cerca de seis meses, incluindo a pesquisa e análise do fresado. Com o uso racional de materiais considerados descartados, trazendo-os para a economia circular, o trabalho, realizado no Centro de Soluções de Engenharia da Stratura, em Paulínia (SP), avaliou desde os agregados virgens até o desenvolvimento do novo ligante modificado com plástico pós-consumo reciclável (PCR). A mistura aplicada contou com 25% de fresado e 75% de agregado virgem.
De acordo com o gerente, o foco da empresa, adquirida em 2022 pelo Grupo Fiord Capital, é o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, com o reaproveitamento de materiais como o plástico e o RAP, com o objetivo de atingir uma redução expressiva nas emissões até 2030.
Durabilidade do Greenflex três vezes maior do que asfalto convencional
O projeto realizado apenas com o Greenflex, asfalto com plástico reciclado, foi utilizado pela primeira vez em 2023, em um trecho de um quilômetro da Rodovia Washington Luís entre Rio Claro (SP) e São Carlos (SP), também em parceria com a Eixo SP Concessionária de Rodovias S.A. Na época, foram utilizadas 30 toneladas de asfalto modificado com polímero, produzido com 450 kg de plástico reciclado, o que equivale a 200 mil unidades de embalagens recicladas. Segundo Maciel, os testes comprovaram que a durabilidade do Greenflex é três vezes maior do que a de um asfalto convencional.
“Ele apresenta um tempo de vida muito maior, porque o plástico reciclável traz melhores propriedades ao ligante asfáltico e, consequentemente, ao pavimento”, avaliou.
Criada em 1967, a Stratura foi adquirida em 2022 pelo Grupo Fiord Capital, que realizou uma reestruturação na companhia, hoje entre as três maiores distribuidoras de asfalto do país. Com sede em São Paulo, possui cinco fábricas, onde são produzidos asfalto convencional e modificado com borracha/ polímeros e emulsões especiais.
Fonte: Integridade ESG