Por Cintia Salomão

O case da Zenklub, startup que oferece soluções de tratamento remoto para saúde mental e desenvolvimento pessoal, reflete uma mudança no mundo corporativo que a pandemia intensificou. As empresas não olham mais apenas para as chamadas “doenças do corpo”. A saúde mental tornou-se prioridade no ambiente corporativo. Antes de 2020, os afastamentos por causa de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, já eram preocupantes. Depois do avanço da Covid-19, o número de licenças, de acordo com Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, saltou 33,7%, passando de 213,2 mil, em 2019, para 285,2 mil, em 2020.

DESAFIO

A falta de engajamento e a alta rotatividade estão entre os problemas que mais afetam a produtividade das empresas. O papel da Zenklub revelou-se ainda mais primordial a partir da pandemia. Muitos dos comportamentos ligados à falta de motivação das equipes e a um alto nível de ansiedade, que prejudica a produtividade, podem estar ligados à falta de cuidado com a saúde mental. A Revelo, empresa referência em recrutamento e seleção, por exemplo, viu-se diante do crescimento de problemas emocionais de seus colaboradores, como um alto nível de ansiedade e diversos casos da Síndrome de Burnout. O plano de saúde não conseguia atendê-los de maneira satisfatória, pois a rede de psicólogos estava pouco disponível.

SOLUÇÃO

A modalidade de atendimento online, com consultas realizadas por psicólogos treinados, constituiu um grande facilitador para as organizações, principalmente em tempos de pandemia. Muitos planos de saúde não satisfazem os beneficiados, com a dificuldade recorrente para marcar consultas. As soluções da Zenklub oferecem como vantagem a praticidade, com dezenas de profissionais disponíveis diariamente de maneira virtual.

“A depressão já é a doença do século. Então, não vamos pensar que ela existe devido à pandemia. Está na hora de olharmos a depressão com a seriedade que ela merece, deixar de dizer que é frescura e de subdiagnosticá-la”

Rui Brandão, CEO da Zenklub

A partir da adoção da plataforma Zenklub, com atendimento online e frequente realizado por psicólogos credenciados, a Revelo registrou, em apenas três meses de uso da solução, 26% de aumento do engajamento dos colaboradores. O mesmo aconteceu com a Creditas, plataforma online de crédito com garantia, que está entre os clientes mais significativos da startup, possui 1.150 colaboradores conectados ao aplicativo. Com o oferecimento dos benefícios da Zenklub para os funcionários, incluindo suporte emocional para a superação de metas, a plataforma de empréstimo e financiamento registrou um aumento do nível de adesão e engajamento mensais.

Entre os colaboradores da Creditas, 71% já consideraram o atendimento da Zenklub como um dos três benefícios top da empresa e 84% relataram sentir um impacto positivo na própria produtividade.

Diante do quadro pandêmico, a Zenklub viu sua clientela saltar de 12 para 300 empresas. A plataforma é acessada atualmente por cerca de 500 mil pessoas, funcionários de companhias como Ambev, Votorantim, Natura, Creditas, Qualicorp, Gupy e Loggi.

— A empresa é um canal para chegar até a pessoa física. Temos clientes brasileiros em 120 países, que estão morando fora, de Tóquio ao Havaí. No Brasil, atendemos clientes em 1.200 cidades. Ou seja, levamos o cuidado com a saúde emocional a todos os lugares do mundo —resume o CEO da startup nascida em São Paulo, Rui Brandão, que é médico.

Consultas por vídeo ou chat, sessões de yoga e meditação guiada são oferecidas na plataforma

O usuário do aplicativo tem acesso a poadcasts e consultas por chat ou vídeo com especialistas, além de sessões de yoga e meditação autoguiadas. A pessoa escolhe entre o pacote mensal ou a possibilidade de marcar atendimento quando quiser. O público que não gravita no universo da plataforma pode conferir livremente nas redes sociais da Zenklub os depoimentos reveladores de famosos que já sofreram de depressão ou Síndrome de Burnout, como a jornalista e apresentadora Izabella Camargo, que já sofreu um apagão ao vivo, durante a exibição de um telejornal.

Os problemas com ansiedade estão entre os primeiros motivos das buscas realizadas pelos usuários da plataforma da Zenklub. Em seguida, está a procura por ferramentas que ajudam no autoconhecimento, o que, para Rui Brandão, indica que muita gente está olhando para dentro, a fim de se conhecer melhor e criar mais segurança psicológica.

A angústia aparece em terceiro. Os problemas com a autoestima estão em quarto lugar, seguida pelos conflitos familiares e pela depressão. A avaliação do atendimento oferecido pela plataforma por parte das empresas e dos usuários permite à startup receber um feedback preciso de seus serviços. As questões envolvendo filhos tiveram um salto gritante a partir da pandemia. O tema teve um aumento de 4.790% comparando 2020 com 2019, o que sinaliza o desafio que o home office trouxe para muitos profissionais que são pais.

Rituais como o café virtual com colegas ajuda a cuidar da saúde mental dos funcionários

Um dos desafios que a startup de saúde mental e desenvolvimento pessoal enfrentou foi o de cuidar das suas próprias equipes. Todos os funcionários recebem atendimento por meio da plataforma — e não só. Rui Costa revela que o pessoal da empresa, que está totalmente em trabalho remoto, passa por treinamentos e por rituais internos cujo objetivo é integrar os colaboradores. Um deles é o café virtual com o colega, exatamente como acontece na vida real, quando encontramos casualmente um colega na hora do café no escritório, e ali mesmo iniciamos um diálogo.

— Temos rituais internos para integrar mais as pessoas e conectá-las mais. Todos recebem o benefício da terapia, do coaching e da meditação oferecida pela empresa. Realizamos sessão de yoga duas vezes por semana e uma reunião completa de time todas as terças. Além disso, temos um “café” virtual entre dois funcionários, marcado por uma secretária digital em uma escolha aleatória. Trata-se de um encontro para as pessoas se conhecerem mais — conta o CEO da Zenklub.

A partir de 2020, a empresa recebeu aportes importantes, o que permitiu sua ascensão. Inicialmente, foram levantados R$ 16,5 milhões — injeção de capital proveniente da portuguesa Indico, que permitiu escalar várias iniciativas, como o investimento em tecnologia. Em fevereiro deste ano, veio outro aporte, de R$ 45 milhões, da Indico e das brasileiras Kamaroopin e GK Ventures.

— Costumo dizer que até março do ano passado eu tinha que vender o conceito da saúde emocional. Na pré-pandemia, eu tinha que explicar muito bem, com cálculos matemáticos, às empresas e às pessoas por que devemos cuidar da saúde emocional. Depois de março de 2020, nós paramos de vender conceito e tivemos que entregar serviço com qualidade e em escala. Foi pura execução, eu diria — relembra.

O crescimento dos transtornos mentais no mundo corporativo se refletiu na estrutura inicial de 16 funcionários, que passou a ter 98 diante do aumento exponencial da demanda em poucos meses.

— Crescemos cerca de 700% em um ano. Passamos a ter muito mais pessoas buscando terapia e coaching, e profissionais querendo atuar no ambiente virtual. Vimos um aumento de todos os nossos braços — revela Rui Brandão.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que o seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. O percentual é maior em apenas quatro países: Turquia (61%); Hungria (56%); Chile (56%) e Itália (54%).

— Podemos citar vários estudos que mostram o aumento exponencial de uma piora da sanidade mental do ser humano na pandemia. Essa piora é derivada da incerteza do vírus, da mudança para o regime de trabalho em home office, do isolamento social. Por um lado, você tem a questão de pandemia, do risco de morrer. Por outro lado, você tem a desconstrução de tudo aquilo que era o seu dia a dia, não poder mais ir ao restaurante etc. Hoje em dia, você não pode fazer nada. Então sua vida emocional está privada de muitas coisas — cita o CEO da startup.

Na pandemia, a Síndrome de Burnout ganhou protagonismo com o aumento dos casos, observa o empreendedor.

— A Síndrome de Burnout está ligada a um desgaste pelo estresse causado devido ao trabalho ou quando o ambiente de trabalho é tóxico — define Brandão, que fundou a empresa após ver sua própria mãe sofrendo com a síndrome.

A depressão, no entanto, continua preocupando os médicos entre os transtornos mentais, desde a pré-pandemia. Mas não é justo culpar a pandemia pela depressão que assola a população mundial, enfatiza o cofundador da startup. Antes da Covid-19, ela já seria a doença mais incapacitante para o mercado de trabalho, lembra o empreendedor e médico português.

— A depressão já é a doença do século, não vão melhorar nem piorar. Então, não vamos pensar que a depressão existe devido à pandemia. Está na hora de olharmos a depressão com a seriedade que ela merece e de deixar de dizer que é frescura. Nos eventos que promovemos, tentamos deixar as pessoas mais à vontade para que elas revelem o que sentem e para que deixemos de subdiagnosticá-la. Na grande maioria, os casos são superáveis. Existe tratamento. Uma pessoa não precisa viver deprimida — frisa o empresário e médico, aconselhando uma rotina de boa alimentação, bom sono e boas relações para prevenir a doença, embora, “mesmo com vida saudável, a pessoa pode ter depressão e deve procurar ajuda médica”.

RESULTADOS

– A Zenklub cresceu 515% de 2019 para 2020

– As empresas clientes da plataforma registraram aumento do nível de engajamento dos funcionários a partir do uso do aplicativo, como a Revelo, cujos colaboradores passaram a se engajar 26% a mais com a adoção da plataforma

– A quantidade de sessões cresceu 692%. Hoje são mais de 279,8 mil sessões realizadas

– A quantidade de empresas que oferece a plataforma como benefício aumentou 1.683%, passando de 30 empresas em dezembro de 2019 para 214 em 2020

– A quantidade de especialistas que oferecem atendimento por meio da plataforma cresceu 213%, e hoje chega a mais de quatro mil profissionais.

– Existem no momento845 profissionais atendendo na plataforma, o que representa 213% a mais em comparação a 2019

– Os funcionários passaram de 28 (janeiro de 2020) para 98

– A receita cresceu 5,5 vezes entre 2019 e 2021